RETRAK completa 30 anos e investe em baterias com tecnologia de íons de lítio

0
528

RETRAK completa 30 anos e investe em baterias com tecnologia de íons de lítio

 

O começo, em 1993, foi com vendas, e a locação de equipamentos ganhou força rapidamente. Em 2023, a Retrak é reconhecida por colocar o cliente no centro de suas estratégias inovadoras.

Guarulhos, SP,  maio de 2023 – A RETRAK está completando 30 anos de atuação em 2023 com um anúncio que é a marca de sua atuação inovadora: o investimento expressivo em baterias e carregadores com tecnologia de íons de lítio que já estão equipando as empilhadeiras e as transpaleteiras elétricas de sua frota. A empresa é dealer de máquinas das marcas Linde e STILL, da Kion Group.

Instalada em uma sede de 21 mil m2 localizada em Guarulhos, a Retrak conta atualmente com uma frota de mais de 3.600 equipamentos para locação, sendo 95% equipamentos elétricos, e um parque de 4.600 baterias. Seu Centro Técnico conta com oficina mecânica e elétrica, cabine de pintura, oficina de baterias, serralheria, caldeiraria leve e usinagem, proporcionando à locadora a vantagem de poder realizar customizações e reparos rapidamente.

A decisão de incorporar baterias de íons de lítio à frota vem da necessidade de proporcionar maior sustentabilidade e melhor desempenho à operação das empilhadeiras: a tecnologia promoverá redução em até 50% no gasto de energia e eliminar emissões de gases poluentes ou contaminantes. Somado a isso, vai permitir cargas parciais e rápidas, e eliminar o abastecimento de água e de trocas de baterias, o que dispensará o uso de salas de baterias.

“Investimos em tecnologia, equipamentos novos e consideramos a vida útil das máquinas usadas, que pode ser maior que os anos de sua existência. O desgaste pelo tempo de operação pode ser reduzido quando a empilhadeira tem pouca atividade, apresentando baixo custo de manutenção, e podemos fazer o uso inteligente do recurso em operações menos exigentes”, explica Fábio Pedrão, diretor executivo e fundador da Retrak, sobre o posicionamento estratégico da empresa.

A busca por tecnologias e pela criatividade no desenvolvimento de dispositivos que reforçam a segurança, a produtividade e a ergonomia na troca de baterias virou uma marca da Retrak. A empresa completa 30 anos com mais de 10 patentes de dispositivos e carregadores que aumentam a vida útil das baterias tracionárias, além de três patentes de dispositivos para segurança durante o uso das baterias de íons de lítio.

“Há pelo menos 20 anos temos um departamento de Engenharia dedicado a pesquisas e testes de novas soluções, que busca desenvolver e inovar em processos internos e externos com foco em prover a melhor experiência para o cliente de locação”, destaca Sérgio Guimarães, diretor técnico e um dos sócios da Retrak.

Nos últimos cinco anos, a frota da Retrak ganhou três novos dispositivos, sendo dois deles instalados diretamente nos garfos das empilhadeiras: laser-guia, um recurso que auxilia o operador a ver a altura dos garfos da empilhadeira em relação ao palete, e balanças, assegurando que o peso não provocará tombamentos.

Uma terceira solução é o detector de pedestres, um dispositivo que evita acidentes por proximidade da máquina com pessoas. Seu funcionamento é simples: com a aproximação – pode-se parametrizar em quantos metros -, um sinal sonoro ou a vibração do dispositivo instalado no chassis da empilhadeira alerta o operador ou, de forma automática, pode-se programar a redução de velocidade.

Ricardo Araújo, gerente de Pós-Vendas e sócio da Retrak, ressalta que a tecnologia impulsionou o pós-vendas nos últimos anos e levou à sofisticação da mão de obra técnica, permitindo uso de softwares específicos para diagnósticos remotos, assegurando que o cliente não sofra rupturas em suas operações.

“Essa conectividade permite que, a partir de nosso Centro Técnico, façamos o monitoramento das máquinas e, dificilmente um técnico não soluciona uma ocorrência. Atualmente, em 95% dos casos, o diagnóstico de uma máquina, desde ocorrência em geral a desgastes de peças, é feito no primeiro atendimento”, conta o gerente de Pós-vendas.

Foco no cliente e solidez

A jornada de 30 anos da Retrak é pautada por um caminho de solidez financeira para um crescimento sustentável, investimentos em infraestrutura própria, renovação e ampliação de frota, além da valorização de seus profissionais.

A empresa tem sua sede própria, localizada em Guarulhos, instalada em uma área de 21 mil m2. No local, conta com um Centro Técnico para pesquisas e desenvolvimento de acessórios e dispositivos, concentrando também os treinamentos e intercâmbio de conhecimentos da equipe com fabricantes de equipamentos.

“A Retrak tem um papel importante no cenário da movimentação e materiais no Brasil e é considerada pela Kion Group uma embaixadora das marcas STILL e Linde, valorizando-as junto aos clientes com sua credibilidade, compromisso e serviços diferenciados”, destaca Adriana Firmo, vice-presidente de Vendas e Serviços na Kion GROUP. Ela destaca, ainda, a criatividade do time de engenharia da empresa. “Eles transformam o complexo em simples”.

Nilson Rios, sócio e fundador da Retrak ao lado de Pedrão, está no comando do Comercial e aponta que um dos diferenciais da empresa é valorizar o contato pessoa-pessoa para entender o que o cliente precisa, reforçando a imagem da marca e a relação com fornecedores e parceiros.

“Nestes 30 anos, ouvir o que o cliente sinaliza sempre foi nosso foco. Prova disso é o reconhecimento das soluções que complementam nosso portfólio de produtos para melhorar a experiência do cliente de locação, abrindo possibilidades de novos negócios”, enfatiza.

Baú de memórias

A Retrak foi fundada em maio de 1993, no bairro do Tatuapé, em São Paulo, por Fábio Pedrão e Nilson Rios, ambos recém-saídos da extinta fabricante de empilhadeiras Ameise Comércio e Indústria S/A. O começo foi com vendas de equipamentos e, em três meses, a empresa comprou duas empilhadeiras e abraçou aquela que virou sua principal atividade e marca: a locação de equipamentos.

A escolha de máquinas da marca STILL para a frota foi natural, por conta dos negócios mantidos com a antiga casa dos fundadores da Retrak. A Retrak foi representante de várias marcas no Brasil, entre elas Matra (paletes de madeira), Engepower (fabricante de carregadores de baterias), Saturnia (baterias tracionárias) e Engesystems (sistemas de armazenagem).

Em 2004, a Retrak absorveu a empresa M2, especializada em manutenção de equipamentos, proprietária de um estoque significativo de peças da marca STILL, como estratégia para ter um diferencial em serviços, melhorar o nível de serviço e gerar valor aos clientes de locação. Com isso, dois novos sócios somaram-se à empresa, Sérgio Guimarães, diretor técnico e que é responsável pela engenharia e projetos de soluções, e Ricardo Araújo, o gerente de Pós-vendas.

Em 2014, a empresa lançou os primeiros equipamentos de projeto próprio dedicados aos cuidados das baterias tracionárias: a Unidade Autônoma de Abastecimento e o Trocador Automático de Baterias. Com os resultados positivos, continuou a ampliar a linha de produtos que garantem melhor durabilidade das máquinas e baterias e lançou o Carregador de Baterias de Alta Frequência F2, além de outros acessórios e dispositivos que hoje apoiam as operações de sua frota em campo.

Retomando lembranças da jornada como empreendedor, Pedrão conta que, vencidos os esforços para demonstrar ao mercado a importância de um bom projeto de movimentação de materiais e as vantagens da terceirização de frotas, ter uma estrutura própria, que vive em harmonia com o meio ambiente e tem profissionais comprometidos, é uma conquista importante para os resultados que a empresa entrega.

“Comecei a trabalhar em 1978 vendendo máquinas e estudando para dominar o assunto. Olho para trás e penso que, naquele tempo, eu nem imaginava que chegaríamos a 2023 com 3.600 máquinas na frota. Aqui priorizamos treinamentos, segurança e estímulos à saúde e bem-estar pessoal, pois o colaborador motivado e realizado é um colaborador comprometido, que leva nossa marca no coração e nossa missão na cabeça, pronto para entregar seu melhor. Essa é a verdadeira alma da Retrak”, finaliza o executivo.

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here