Danone insere caminhões elétricos em frota logística pela primeira vez

0
647
Danone insere caminhões elétricos em frota logística pela primeira vez
Veículos atenderão o centro de distribuição de Guarulhos e Jundiaí

 São Paulo, fevereiro de 2022 – Comprometida com a neutralidade de suas emissões de carbono e com o combate às mudanças climáticas, a Danone Brasil acaba de dar mais um passo rumo à sua jornada de descarbonização: a adoção de caminhões elétricos em sua frota logística. A iniciativa será aplicada ao centro de distribuição de Guarulhos (refrigerados) e Jundiaí (líquidos), para atender a região metropolitana da capital paulista.

“Cuidar da saúde do planeta está no nosso DNA. Por isso, estamos muito felizes em avançarmos em mais uma frente de descarbonização de nossa cadeia, agregando mais inovação, tecnologia e eficiência ao nosso trabalho e, consequentemente, mais satisfação aos nossos parceiros e consumidores”, afirma o diretor de Supply Chain, Maurício Rios.

Além do impacto ambiental, o transporte em caminhões elétricos traz benefícios como a economia por quilômetro rodado – quase três vezes menor em comparação com um veículo à combustão – e a redução de ruídos, que possibilita a realização de entregas noturnas. Porém, ainda é preciso avaliar outros aspectos de desempenho, para garantir a autonomia das frotas, como o tempo de manutenção dos automóveis e a durabilidade das baterias.

“Optamos por investir em um projeto piloto neste momento, para avaliar a performance dos caminhões. Até o final do semestre, teremos dados conclusivos sobre a eficiência dos veículos e, então, poderemos definir uma estratégia mais ampla e certeira para todo o Brasil”, reforça Rios.

Descarbonização

Com a certificação B CORP, concedida pelo Movimento Global de Empresas B, a Danone é 1ª grande companhia de alimentos e bebidas, no Brasil, a comprovar que opera de forma construtiva para um sistema econômico mais equitativo, regenerativo e inclusivo para as pessoas e para o planeta.

A empresa está comprometida a atingir zero emissões em toda a sua cadeia de valor até 2050 e estabeleceu metas de redução para 2030, que foram aprovadas pela iniciativa Science Based Targets, por estarem em linha com o que é necessário para limitar o aquecimento global a 2°C. Reconhecida por sua liderança na luta contra as mudanças climáticas, a Danone ainda investirá € 2 bilhões de euros nos próximos três anos para combater o problema, além de ser membra fundadora da iniciativa Transform to Net Zero.

 

Sobre a Danone 

A Danone é uma empresa multinacional líder em alimentos e bebidas, com base em categorias voltadas para a saúde e de rápido crescimento: produtos lácteos, base vegetal, águas e nutrição especializada. Com sua visão ‘One Planet. One Health’, a qual considera que a saúde das pessoas e do planeta estão interconectadas, a Danone tem como objetivo inspirar práticas de comer e beber mais saudáveis e sustentáveis. Para acelerar essa revolução alimentar e criar um valor superior, sustentável e lucrativo para todos os seus stakeholders, a Danone definiu nove Objetivos para o 2030 e abriu o caminho como a 1ª empresa com ações listadas na bolsa de valores (Euronext Paris) a adotar o status de “Empresa orientada à Missão”. Com o objetivo de levar a saúde por meio da alimentação para o maior número de pessoas possível, e os correspondentes objetivos sociais e ambientais estabelecidos em seus estatutos, a Danone compromete-se a operar de maneira eficiente, responsável e inclusiva, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. Em 2021, a subsidiária Danone Brasil se tornou a primeira grande indústria alimentícia a obter a certificação de Empresa B no país. Com a conquista da certificação aqui no Brasil, o Grupo Danone, que tem mais de 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, agora possui metade do seu faturamento global proveniente de negócios com a certificação B Corp. O objetivo é que as 130 subsidiárias conquistem a certificação B até 2030. A Danone é parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Índice de Sustentabilidade Ethibel, o MSCI ESG Indexes, FTSE4Good Index Series, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index. No Brasil o portfólio é composto por marcas de sucesso como Activia, Danoninho, Danone, Bonafont, Souvenaid, Milnutri, FortiFit e Nutridrink, entre outras. Saiba mais em: https://corporate.danone.com.br/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here